quarta-feira, 27 de abril de 2011

Musical: reviva os tempos das Big Bands

A cada ano, os musicais ganham mais espaço nos principais teatros de São Paulo. Até espetáculos consagrados, que foram apresentados na Broadway, têm sido readaptados para o público paulistano. Neste ano houve várias estreias. Os espetáculos “Evita” (Teatro Alpha) e “Mamma Mia!” (Teatro Abril), ainda em cartaz, foram destaque para o público que admira a mistura de atuação, música e dança.
A bola da vez, com estreia iniciada em 14 de abril, é o espetáculo “New York, New York – O Musical”, no Teatro Bradesco. A versão teatral inédita no mundo, é uma adaptação do livro homônimo de Earl Mac Rauch, realizado no período pós-guerra, em 1977. A obra também chegou aos cinemas, sendo dirigido por Martin Scorsese e na época estrelado por Liza Minnelli e Robert De Niro.
O espetáculo traz contexto histórico fiel ao da obra original. No entanto, adquire uma nova roupagem, sendo um grande diferencial e atrativo para os espectadores: a comédia. “O enredo tanto do filme de Scorsese quanto do musical é exatamente o mesmo. O que diferencia um do outro é o tratamento dado. Enquanto o filme tende para o drama, a nossa produção é leve e repleta de alegria e bom humor, exatamente como o texto original de Mac Rauch”, afirma o diretor musical, Fábio Gomes de Oliveira.
Fugindo dos turbulentos conflitos diplomáticos da época, cada ator teve a oportunidade de trazer novas características, a fim de deixar os personagens mais humanizados e divertidos. “O musical tem a ideia da brincadeira e de entreter o público. O que mais se faz no musical é brincar”, disse o diretor de encenação, José Possi Neto.
A comédia romântica gira em torno da história de amor entre a cantora Francine Evans e o saxofonista Johnny Boyle e celebra os dias de glória da era das Big Bands. Segundo o idealizador do projeto, o também maestro e diretor musical Fábio Gomes de Oliveira, a banda que se apresentará no palco, servirá como um pano de fundo para o espetáculo. “Sempre fui apaixonado pelas Big Bands americanas, por isso vamos apresentar músicas consagradas das décadas de 1930, 1940 e 1950 para dar ritmo à história. Entre os sucessos clássicos, que serão cantados em inglês, mas legendados para o público, estarão 'Sing, Sing, Sing', de Louis Prima; 'New York, New York', de Jonh Kander; e 'The Man I Love', de George e Ira Gershwin'”, completou.
Na formação do elenco, como protagonistas estão os atores Alessandra Maestrini (Francine Evans) e Juan Alba (Johnny Boyle). A atriz e cantora Simone Gutierrez e a cantora Julianne Daud também estarão na peça com participações especiais. Para compor o elenco, serão cerca de 54 artistas entre bailarinos, cantores/atores e músicos, além de uma equipe de profissionais de apoio e realização.
Na coletiva de imprensa, realizada dia 5, os atores principais e diretores apresentaram os diferencias da peça. O ator Juan Alba disse que esse será seu primeiro espetáculo estilo Broadway. “Estou muito feliz em trabalhar com a equipe. Realizei testes antes de ser escalado para viver o Johnny e com boas expectativas para o meu primeiro musical desse porte”, confessou.
A atriz Alessandra Maestrini já participou de musicais como “As Malvadas” e “7 - O Musical”. Ela foi convidada para viver Francine e adianta que as músicas terão pequenos improvisos de cada apresentação, não deixando de seguir as partituras. “O espetáculo é bem gostoso de fazer, porque é leve. Todos os componentes do elenco irão brilhar e trazem características próprias para cada personagem”, afirmou.
Foi o que também disse a cantora e atriz Simone Gutierrez. “No espetáculo pensamos em cada detalhe e tom de comédia. Criamos um musical e construimos cada personagem com toque próprio”, finalizou a participante.

Quando e quanto custa?
Temporada: 14 de abril a 3 de julho
Os preços dos ingressos variam de R$ 50 a R$ 170 e estão sendo vendidos pelo telefone 4003-1212 ou pelo site

Onde?
Teatro Bradesco
Rua Turiassu, 2.100
Piso Perdizes do
Bourbon Shopping


Texto publicado no Folha de Alphaville, em 8/04/2011. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário